segunda-feira, 22 de maio de 2017

SRM ATENDIMENTO COLABORATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS HUMANAS

A profª Larissa Oliveira, tinha como plano trabalhar com toda a turma a regionalização do Brasil. Para desenvolver meu atendimento colaborativo, pensamos em estratégias para que os alunos com deficiência pudessem desenvolver e compreender a identificação espacial das regiões brasileiras, com destaque para a região sudeste por meio do recurso das cores.
Dessa forma, utilizamos o computador como ferramenta para a construção do mapa, como recurso midiático atrativo aos nossos alunos, bem como possibilidade de uma interação com esse instrumento que é tão explorado pela maioria dos estudantes.
Sabemos que 

[...]"o uso do computador pode ser um importante aliado no seu fazer pedagógico durante o desenvolvimento de atividades com os alunos que possuem deficiência intelectual. Assim como em toda prática pedagógica, independente do recurso que estejamos utilizando, o que vai determinar a qualidade no trabalho realizado será a abordagem teórica implícita ao mesmo. Logo, a utilização do computador na educação pode apresentar funções bastante diferenciadas, definidas de acordo com a concepção educacional que embasa a atuação pedagógica do professor. Podemos utilizar o computador através de um viés mais mecânico, no qual o computador irá transmitir as informações para o aluno. Os softwares nessa perspectiva são sistemas nos quais o aluno interage diretamente com o computador. Nessa concepção, o computador,ensina‟ ao aluno como ocorre nos métodos tradicionais de ensino"[..] (SCHLÜNZEN, 2000).
https://especialdeadamantina.files.wordpress.com/2014/05/estratc3a9gias-de-trabalho-para-alunos-com-di.pdf

Por essa razão, é importante o desenvolvimento e acompanhamento desse trabalho onde o professor estará atento ao "feedback" em que os alunos estão dando, intervindo, questionando, levando-o a reflexões sobre o que está ou não assimilando.
O alunos adoraram a aula! E o trabalho colaborativo na aula da profª Larissa proporcionou momentos de conhecimento e interação.
Profª Susen Covre






Nenhum comentário:

Postar um comentário