terça-feira, 8 de julho de 2025

DESAFIOS DO PROFESSOR RICARDO

 

PROJETO CHARADAS E LÓGICA MATEMÁTICA




O projeto Charada Matemática realizado no 1º semestre de 2025 surgiu a partir da escuta ativa das demandas dos próprios estudantes, que relataram a presença de desafios lógicos e matemáticos em entrevistas de emprego, especialmente como parte dos processos seletivos. A constatação de que habilidades de raciocínio lógico são requisitadas no mercado de trabalho motivou a criação de um espaço pedagógico para desenvolver essas competências de forma lúdica e colaborativa. O projeto proporcionou:

· Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas entre os estudantes.

·    Estimular a interdisciplinaridade, envolvendo diversas áreas do conhecimento.

· Promover o protagonismo estudantil por meio da criação, divulgação e resolução de charadas.

· Estimular o sentimento de pertencimento e valorização das produções dos alunos no ambiente escolar.

A proposta consistiu em convidar os próprios estudantes a elaborarem charadas e desafios lógicos que englobassem não apenas conteúdos da matemática, mas também de outras áreas, como linguagem, ciências, história e geografia. Após a criação, as charadas foram transformadas em cartazes criativos, que foram fixados em um mural na escola.

A exposição dos trabalhos em local visível, foi um fator motivador importante, pois proporcionou aos estudantes a sensação de reconhecimento e pertencimento. Além disso, os desafios foram utilizados em sala de aula e em momentos de integração escolar, ampliando o impacto do projeto.








Percebemos que houve aumento do interesse dos estudantes por desafios de lógica e problemas matemáticos, participação ativa dos estudantes na criação e divulgação dos conteúdos, valorização do trabalho colaborativo e do conhecimento interdisciplinar, fortalecimento do vínculo dos estudantes com o ambiente escolar, por meio da exposição de suas produções.

Para o próximo semestre, o projeto será ampliado, com a criação de novas charadas, agora com maior diversidade de temas e maior divulgação pelos espaços escolares e mídias da escola. Também está prevista a realização de atividades interativas, como "Caça ao Enigma" e desafios em grupo, promovendo ainda mais engajamento entre os estudantes.

Professor Ricardo Pellegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário