PROJETO CHARADAS E LÓGICA MATEMÁTICA
O projeto
Charada Matemática realizado no 1º
semestre de 2025 surgiu a partir da escuta ativa das demandas dos
próprios estudantes, que relataram a presença de desafios lógicos e matemáticos
em entrevistas de emprego, especialmente como parte dos processos seletivos. A
constatação de que habilidades de raciocínio lógico são requisitadas no mercado
de trabalho motivou a criação de um espaço pedagógico para desenvolver essas
competências de forma lúdica e colaborativa. O projeto proporcionou:
· Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de
resolução de problemas entre os estudantes.
· Estimular a interdisciplinaridade, envolvendo
diversas áreas do conhecimento.
· Promover o protagonismo estudantil por meio da
criação, divulgação e resolução de charadas.
· Estimular o sentimento de pertencimento e
valorização das produções dos alunos no ambiente escolar.
A
proposta consistiu em convidar os próprios estudantes a elaborarem charadas e
desafios lógicos que englobassem não apenas conteúdos da matemática, mas também
de outras áreas, como linguagem, ciências, história e geografia. Após a
criação, as charadas foram transformadas em cartazes criativos, que foram
fixados em um mural na escola.
A
exposição dos trabalhos em local visível, foi um fator motivador importante,
pois proporcionou aos estudantes a sensação de reconhecimento e pertencimento.
Além disso, os desafios foram utilizados em sala de aula e em momentos de
integração escolar, ampliando o impacto do projeto.
Percebemos
que houve aumento do interesse dos estudantes por desafios de lógica e
problemas matemáticos, participação ativa dos estudantes na criação e
divulgação dos conteúdos, valorização do trabalho colaborativo e do
conhecimento interdisciplinar, fortalecimento do vínculo dos estudantes com o
ambiente escolar, por meio da exposição de suas produções.
Para o próximo semestre, o projeto será ampliado, com a criação de novas charadas, agora com maior diversidade de temas e maior divulgação pelos espaços escolares e mídias da escola. Também está prevista a realização de atividades interativas, como "Caça ao Enigma" e desafios em grupo, promovendo ainda mais engajamento entre os estudantes.
Professor Ricardo Pellegrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário