segunda-feira, 28 de maio de 2018

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO DO 1º BIMESTRE

Nós do CIEJA Santana/ Tucuruvi, temos por concepção que os Conselhos de Classe consolidam mais um momento de participação coletiva, na qual Educadores, Estudantes, Equipe Gestora, Estagiárias: Todos têm espaço para se colocarem e serem ouvidos. 

O lugar de fala e a escuta dentro de uma escola é primordial para que a educação se construa, nessa relação dialógica onde uns aprendem com os outros e todos saem ganhando. 

Como já mencionei em outro postagem, a escuta em um Conselho de Classe Participativo é primordial, mas não uma escuta superficial, mas sim aquela escuta das entrelinhas, desse modo retomamos Rubem Alves:

[...] É preciso tempo para entender o que o outro falou.
[Caso contrário] são duas as possibilidades. Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava eu pensava nas coisas que eu iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado". Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso o que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou". Em ambos os casos estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada [...]
(Rubem Alves, "Escutatória")

Veja algumas fotos do nosso Conselho de Classe Participativo do 1º Bimestre, ocorrido em 07 de Maio de 2018!

Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
















  











Nenhum comentário:

Postar um comentário