Em 30 de agosto, tínhamos como pauta falarmos sobre nosso tema do Bimestre - Mulheres – debatendo sobre os padrões de beleza impostos a partir de um processo histórico, demarcando papéis e lugares na sociedade, tendo um peso ainda maior para as mulheres de um modo geral.
Para tal, trouxemos como Nutrição Estética uma tirinha do cartunista brasileiro Adão Iturrusgarai que fala sobre a busca constante por uma beleza que não existe, levando essa busca incessante a uma insatisfação interna.
Muitas foram as questões levantadas pelo grupo e percebemos o quanto tais assuntos estão enraizadas em nossas mentes, muitas vezes tendendo até uma naturalização.
Disponível em: http://adao.blog.uol.com.br/images/tira-pro-site.gif - acesso em 24/08/17. |
Na sequência, lemos o texto da jornalista Jeanne Callegari que fala sobre os estereótipos de mulheres objetivando complementar nossa discussão.
Para além do discutido/ do falado, é preciso se colocar no lugar do outro, ouvir histórias reais e sentir na pele algumas situações, desse modo trouxemos um fragmento do documentário de Eduardo Coutinho Jogo de Cena (2007), contendo narrativas reais de 23 mulheres que contam suas histórias para as câmeras. Essas mesmas histórias são também interpretadas por atrizes num verdadeiro jogo de cena onde o real e o fictício se misturam.
Clique no link abaixo e assista ao Documentário Jogo de Cena de Eduardo Coutinho:
Após a exibição do fragmento, convidamos ao grupo a se dividir em dupla para contar suas histórias tal qual a proposta do documentário Jogo de Cena, ao final tínhamos que adivinhar a quem pertencia a narrativa.
Para essa atividade nos dirigimos ao Espaço de Convivência na área externa do CIEJA. Lá, os professores de depararam com várias frases de cunho feminista penduradas por todo o espaço. Frases e imagens deram um tom à atividade e ao local, trazendo o tema do semestre com maior profundidade e provocando reflexões... Algumas professoras solicitaram que após a atividade, transferíssimos as frases para um local onde todos os alunos pudessem ter acesso.
Todos se envolveram na atividade, houve dupla que ao narrar sua história colocou até trilha sonora de fundo! Rimos, nos emocionamos, nos conhecemos, nos encantamos.
Por Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário