"É necessário sair da ilha para ver a ilha.
Não nos vemos se não nos saímos de nós".
José Saramago
Com o término do primeiro semestre, fizemos uma avaliação dos PEAs, e ao ouvir as educadoras e educadores do CIEJA, percebemos que para qualificarmos ainda mais nossa formação seria importante trazermos especialistas, visitarmos lugares que inspirassem cada vez mais o nosso trabalho, como o fizemos na semana passada ao realizarmos nossa Reunião Pedagógica no Memorial da Inclusão.
Tendo isso em vista, convidamos para nos repertoriar e nos enriquecer a formadora Maria Regina Marques Lopes da Silva, graduada em Assistência Social e responsável pelo Projeto Palestras Inclusivas. O Projeto visa preparar 50 escolas para a inclusão de alunos com Deficiência Visual, uma ação da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Regina falou sobre o trabalho realizado na Fundação atendendo desde bebês até idosos. Comentou sobre o centro de memória instalado na Dorina Nowill totalmente acessível que está aberto a visitação, para isso basta um agendamento para uma visita monitorada.
Além disso há toda a parte de impressão em Braille tanto de livros best sellers quanto de outros materiais. É possível contar também com o recurso de livros falados que são gravados em um estúdio próprio e estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Circulante, os interessados devem somente se cadastrar para a utilização desse material.
Regina trouxe informações sobre como identificarmos o aluno com deficiência visual e problemas oculares; deu orientações sobre a mobilidade e qual a melhor forma de os auxiliarmos (quando necessário); falou sobre a utilização de auxílios ópticos, eletrônicos e tecnológicos; pontuou a necessidade de trabalharmos no concreto, dando orientações pedagógicas quanto a rotina escolar; e esclareceu algumas dúvidas sobre as atividades do dia a dia de uma pessoa cega.
Regina convive com a cegueira há mais de 30 anos, pois começou a perder sua visão por volta dos 20 anos de idade. Falou sobre autonomia, vida profissional e um pouco de sua rotina.
Tivemos uma tarde de muito aprendizado e esclarecimentos e ao final cada um foi presenteado com um kit completo contendo um alfabeto Braille, diversos folders explicativos sobre a Deficiência Visual e indicações pedagógicas de como trabalharmos e um CD que traz informações sobre o Projeto Palestras Inclusivas.
Aprendizado, Informação, Conhecimento, Educação Inclusiva, somos do CIEJA Santana/ Tucuruvi buscando cada vez mais melhorar nosso fazer pedagógico!
Obrigada Maria Regina por suas valiosíssimas contribuições!
Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
"Se podes olhar vê.
Se podes ver repara."
José Saramago
Ensaio sobre a Cegueira
Ao final além de nos nutrimos com os ensinamentos da Maria Regina, também nutrimos o nosso corpo e festejamos o aniversário da profª Isabel Pecim que está feliz em ter retornado ao CIEJA em Julho desse ano.
Parabéns Isabel, o aniversário é seu, mas o presente quem ganhou fomos nós... o bolo estava delicioso!!! Feliz 55 anos!
Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário