“Em
um lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto.”
Carl Sagan (1934-1996)
Disponível
em: http://slideplayer.com.br/slide/10635623/
- acesso em 25/05/2018.
Inspiradas na formação de Coordenadores Pedagógicos que tivemos em DIEPED com as formadoras Paula Agnello e Simone da Silva, em 28 de Maio em nosso horário coletivo começamos a nossa JEIF pedindo aos professores que pensassem e escrevessem individualmente suas concepções sobre Alfabetização Científica e ensino de Ciências por Investigação Científica:
Na sequência, pedimos que se reunissem em grupos para discutirem suas ideias, compilarem suas concepções e registrarem em um cartaz o que o grupo havia debatido.
Tivemos os mais diversos registros e a riqueza do que compilaram nos cartazes foi incrível! Esses momentos em nossas formações são sempre de muita aprendizagem, trocas e crescimento para todos nós.
Após exporem sobre seus cartazes, propomos o seguinte desafio:
Cada grupo recebeu 5 pedaços de papel alumínio, 25 arruelas e uma forma com água. O grupo que conseguisse colocar mais arruelas no barquinho sem afundar, venceria o desafio.
Os grupos se sentiram desafiados, fizeram tentativas, protótipos de barcos, canoas, etc. Muitas naufragaram... compartilharam seus conhecimentos para a construção de suas embarcações, jangadas, balsas.
Vibraram a cada projeto que deu certo!
Comemoraram com seus projetos!
Ao final do desafio, cada grupo teve que expor quais caminhos foram utilizados para chegarem a resolução do desafio.
Exibimos ao Vídeo: "O problema do barquinho"
Como vimos discutindo em nossas formações sob a luz da Neurociência é necessário utilizar várias formas de ensinar, em outras palavras, as informações chegam para nós através dos órgãos dos sentidos. Quando o professor apresenta um tema, será mais proveitoso se ele conseguir ativar várias áreas cerebrais por meio dos diversos canais sensoriais (visuais, auditivas, táteis, senso de humor, motoras, afetivas).
Realizar uma JEIF utilizando-se na neurociência é nos permitir pensar em formas outras de ensinar, é nos provocarmos a refletirmos sobre as nossas práticas e que nossas formações reverberem nas salas de aula.
Nossa intencionalidade é que a partir dessas vivências, os professores reflitam o quão se faz necessário utilizarmos dos recursos que a neurociências nos oferece para planejarem suas aulas considerando a diversidade presente na sala de aula com as mais diversas linguagens.
Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
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