Reunião Pedagógica no MASP
Ontem, 29 de outubro de 2025, em atendimento à orientação da RT e alinhado ao nosso plano de metas, realizamos uma visita pedagógica ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) com o objetivo de conhecer e explorar espaços culturais da cidade de São Paulo. A proposta visou ampliar o repertório cultural dos educadores e fortalecer o olhar crítico sobre a leitura das palavras e a leitura de mundo, princípios fundamentais na formação de sujeitos reflexivos e atuantes na sociedade.
Durante a visita, a equipe pôde apreciar diversas exposições contemporâneas que dialogavam com temas urgentes e necessários, como as questões de gênero, diversidade e representatividade. Entre as obras, destacava-se uma instalação que trazia livros com as páginas em branco, simbolizando o protesto contra editoras que publicam majoritariamente autores homens — um potente convite à reflexão sobre o silenciamento de vozes femininas na literatura e na arte.
Outra obra marcante foi a imagem das Guerrilla Girls, que denuncia o baixo número de mulheres artistas expostas em museus, em contraste com a alta presença de nus femininos nas obras. Essa crítica visual provoca uma importante discussão sobre a forma como a mulher ainda é representada e percebida socialmente, incentivando o debate sobre igualdade e visibilidade de gênero nas artes.
Essa experiência cultural foi de grande relevância para o grupo, contribuindo para o aprimoramento dos conhecimentos da comunidade escolar e para a ampliação das oportunidades de acesso e fruição da cultura vigente na cidade de São Paulo. O encontro possibilitou ricas trocas entre os participantes, fortalecendo a integração da equipe e inspirando novas práticas pedagógicas que valorizem a arte, a diversidade e o pensamento crítico em sala de aula.

Viviane Moreiras
Coordenadora
Pedagógica
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário