MAQUETES
AQUECIMENTO GLOBAL
CIÊNCIAS
HUMANAS-4B
Angela,
Rosa, Francisca, Rafael, Michele, Adriana, Rhady, Eduardo, Vinícius, Gabriel,
Eduarda e Katia.
No início do ano letivo, em razão da
tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo[i], começamos a tratar do
assunto a partir das perspectivas históricas, geográficas e até filosóficas que
se relacionavam ao tema.
Foram tratadas questões como ocupação
irregular de terras, desigualdades sociais, solidariedade, ganância (abuso na
cobrança de itens essenciais) e finalmente, as alterações climáticas.
Discutimos o quanto as atividades
humanas impactaram e favoreceram o evento. Se chuvas são um fenômeno natural e
desejado, o excesso de precipitação causa mortes e desastres. Buscando as
possíveis causas do ocorrido, chegamos a algumas conclusões, a partir de
pesquisas e investigações. As mudanças climáticas seriam consequências do Aquecimento
Global, intensificado fortemente a partir da Revolução Industrial, no século
XVIII.
Foram realizadas atividades que
envolveram trechos de documentários, textos sobre o tema, pesquisas na internet
e debates.
Finalmente, optamos por registrar todo
esse processo em forma de maquete. Assim, no dia 7 de março, durante todo o
período da manhã, no primeiro horário, a sala 4B, dividida em dois grupos, criou
e produziu duas maquetes que representam o fenômeno do Aquecimento Global.
O processo de criação teve resistência no início: o desconhecido, sair do ambiente “lousa e caderno”, criou desconforto. O medo de errar, de “não fazer direito” também se fizeram presentes. Mas com o passar do tempo, os estudantes começaram a arriscar, trocando ideias entre si e assim, começaram a surgir bonecos de isopor, animais de massinha de modelar, sol de e.v.a, entre outras representações. Quando percebemos, estávamos todos engajados e envolvidos querendo fazer o melhor projeto, a melhor apresentação.
A experiência foi muito proveitosa e
gratificante apesar do imenso trabalho e esforço de todos. Contamos o tempo
todo com o apoio da professora Patricia Parlengelli que ajudou e incentivou a
participação dos alunos PcDs. Trabalhamos a empatia, a solidariedade e a troca
de ideias entre estudantes de diferentes idades e com diferentes histórias e
olhares.
Profa. Lis Régia Pontedeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário