quinta-feira, 30 de março de 2023

AQUECIMENTO GLOBAL- MONTAGEM DE MAQUETES

 

                                     MAQUETES AQUECIMENTO GLOBAL

CIÊNCIAS HUMANAS-4B

Angela, Rosa, Francisca, Rafael, Michele, Adriana, Rhady, Eduardo, Vinícius, Gabriel, Eduarda e Katia.

 


      No início do ano letivo, em razão da tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo[i], começamos a tratar do assunto a partir das perspectivas históricas, geográficas e até filosóficas que se relacionavam ao tema.

       Foram tratadas questões como ocupação irregular de terras, desigualdades sociais, solidariedade, ganância (abuso na cobrança de itens essenciais) e finalmente, as alterações climáticas.

         Discutimos o quanto as atividades humanas impactaram e favoreceram o evento. Se chuvas são um fenômeno natural e desejado, o excesso de precipitação causa mortes e desastres. Buscando as possíveis causas do ocorrido, chegamos a algumas conclusões, a partir de pesquisas e investigações. As mudanças climáticas seriam consequências do Aquecimento Global, intensificado fortemente a partir da Revolução Industrial, no século XVIII.

        Foram realizadas atividades que envolveram trechos de documentários, textos sobre o tema, pesquisas na internet e debates.

         Finalmente, optamos por registrar todo esse processo em forma de maquete. Assim, no dia 7 de março, durante todo o período da manhã, no primeiro horário, a sala 4B, dividida em dois grupos, criou e produziu duas maquetes que representam o fenômeno do Aquecimento Global.







        O processo de criação teve resistência no início: o desconhecido, sair do ambiente “lousa e caderno”, criou desconforto. O medo de errar, de “não fazer direito” também se fizeram presentes. Mas com o passar do tempo, os estudantes começaram a arriscar, trocando ideias entre si e assim, começaram a surgir bonecos de isopor, animais de massinha de modelar, sol de e.v.a, entre outras representações. Quando percebemos, estávamos todos engajados e envolvidos querendo fazer o melhor projeto, a melhor apresentação.

A experiência foi muito proveitosa e gratificante apesar do imenso trabalho e esforço de todos. Contamos o tempo todo com o apoio da professora Patricia Parlengelli que ajudou e incentivou a participação dos alunos PcDs. Trabalhamos a empatia, a solidariedade e a troca de ideias entre estudantes de diferentes idades e com diferentes histórias e olhares.

Profa. Lis Régia Pontedeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário