FORMAÇÃO DA EQUIPE CIEJA
AUTISMO EM PAUTA
Na última semana, recebemos os sr. Eliseu Acácio e seu filho Lucas em nossa escola.
A ideia de trazermos formadores para o debate é uma ferramenta pedagógica importante. Temos recebido em nossa escola um número expressivo de autistas, desse modo, convidamos no último dia 04 de abril, em nosso horário do PEA o sr. Eliseu, para batermos um papo e nos aprofundarmos um pouco mais sobre o universo do Transtorno do Espectro Autista.
O Sr. Eliseu Acácio é um homem simples, engajado e que luta dia a dia por seu filho Lucas.
E como ele mesmo traz: “Sou pai do Lucas, que é Autista, em tempo integral”.
Ele nos trouxe pontos importantes para o diálogo: a necessidade de acompanhar de perto; impor limites; de que as dificuldades se transformam ao longo do tempo; institucionalização; crises de agressividade são diferentes do ser agressivo; resiliência.
Apresentou com leveza e ao mesmo tempo de forma complexa o que é ser pai de autista, como comentamos, nós aqui da escola, passamos apenas 2h15 com eles, o restante das horas é com a família que eles estão e se desenvolvem.
Mesmo que possamos considerar natural o amor que envolve as relações parentais, não podemos ignorar e nem tampouco romantizar as dificuldades e os desafios de lidar com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprendizado, inspiração e reflexão foi o resultado dessa tarde com o sr. Eliseu Acácio e seu filho Lucas.
Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário