O trabalho em parceria entre família e escola é primordial para consolidarmos nosso fazer pedagógico e juntos refletirmos caminhos para a educação de nossos adolescentes, jovens e alunos com deficiência que do CIEJA fazem parte.
Ontem, 08 de Agosto, ocorreu a nossa Reunião de Pais e Mestres referente ao 2º Bimestre e propomos uma dinâmica com balões aos pais e responsáveis.
Cada um recebeu um balão e canetão, após enchê-lo e amarrá-lo, deveria escrever ou desenhar no balão uma característica marcante de sua filha ou filho, o importante era que os pais reconhecessem o balão do filho em meio aos demais balões.
Em seguida com todos de pé, pedimos para que eles conduzissem com cuidado o balão, naquele momento era para que cada um idealizasse que o balão era o seu filho ou filha, lembrando os seus primeiros passos e como a gente ampara nossos filhos nesse momento.
Depois pedimos para que eles tocassem o balão mais forte, lembrando que os filhos crescem e levantam voo, a primeira vez que dormiram fora de casa, o primeiro dia de aula, deixem que seus filhos caminhem, indo cada vez mais longe... (neste momento, tivemos uma mãe de uma aluna com deficiência que batia delicadamente em seu balão e dizia: "a mãe não quer que você vá, a mãe não deixa...") e colocamos a importância de desapegarmos e darmos liberdade para nossos filhos terem autonomia, mesmo com suas deficiências, mas acreditando sempre em suas potencialidades e na possibilidade de seu desenvolvimento.
Alguns balões caíram no chão durante a dinâmica e aproveitamos para fazermos a analogia de que muitas vezes nossos filhos irão cair, mais inúmeras vezes irão levantar e prosseguir cada vez mais fortes, seguirão aprendendo e se fortalecendo no processo e para isso o diálogo e envolvimento entre a família e escola é primordial nesses momentos.
Agradecemos mais uma vez a presença de todos e a confiança em nosso trabalho.
Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
Equipe Gestora e Educadores do CIEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário