Apresenta Avaliação dos PEAs - 1º semestre de 2018 - com The Voice CIEJA
Em 04 de Julho realizamos a nossa Avaliação dos PEAs referente ao 1º semestre de 2018, como de costume, buscamos estratégias para rememorarmos o que trabalhamos em ambos os projetos.
Dessa vez, o recurso utilizado foi confeccionar para cada educador um Jornal de Lembranças contendo: Nutrições Estéticas, Vídeos, Textos, Mapas Conceituais, Provocações, além do desafio da Avaliação.
O Desafio dessa vez era musical,
de repente estávamos no The Voice CIEJA!!!
Apresenta:
Primeiramente, Patrícia e eu, mostramos ao grupo como se daria o desafio, a cada pergunta, deveríamos pensar em uma música como resposta.
Com as músicas:
a) Oração do Tempo - Caetano Veloso;
b) Nossa Canção - Roberto Carlos;
c) Emoções - Roberto Carlos;
d) Volta por Cima - Beth Carvalho;
e) Festa - Ivete Sangalo
Clique no link abaixo e confira a nossa "incrível performance"... kkkkkkk!!!
Dividimos a turma em 3 grupos, no Jornal de Memórias havia 15 perguntas que faziam um apanhado geral do que vivemos durante esse semestre. Os professores sugeriram que cada grupo ficasse responsável por 5 das perguntas ao que concordamos de pronto.
Tivemos grandes revelações no The Voice CIEJA, os grupos soltaram a voz e a criatividade!!!
O grupo 1: formado pelos educadores Douglas Dubinskas, Isabel Pecim, Kasim Mourad e Valéria Velosa fizeram uma performance pra lá de eclética!!!
Com as músicas:
1. Construção - Chico Buarque;
2. Atrás da Porta - Elis Regina;
3. Vou catucar seu boga - MC Keron
4. O Caderno - Toquinho;
5. Samba do Arnesto - Adoniran Barbosa
Clique no link abaixo e confira os educadores do CIEJA como vocês nunca viram!!!!
O grupo 2: formado pelos educadores Eduardo Parladore, Rebeca Agnello, Ricardo Pellegrini e Vanderlei França montaram uma verdadeira Playlist em suas respostas, confiram:
Com as músicas:
6. Será - Renato Russo;
Metamorfose Ambulante - Raul Seixas;
Papo Reto - Charlie Brown Jr.;
7. Xote das Meninas - Luiz Gonzaga;
Liberdade pra dentro da cabeça - Natiruts;
8. Maluco Beleza - Raul Seixas;
Segura na mão de Deus - Kleber Lucas;
9. Entrei de gaiato no navio - Paralamas do Sucesso;
10. Pais e filhos - Legião Urbana
6. Será - Renato Russo;
Metamorfose Ambulante - Raul Seixas;
Papo Reto - Charlie Brown Jr.;
7. Xote das Meninas - Luiz Gonzaga;
Liberdade pra dentro da cabeça - Natiruts;
8. Maluco Beleza - Raul Seixas;
Segura na mão de Deus - Kleber Lucas;
9. Entrei de gaiato no navio - Paralamas do Sucesso;
10. Pais e filhos - Legião Urbana
Clique no link abaixo e confira os educadores e cantem com a gente!!!
O grupo 3: formado pelas educadoras Andreia Garcia, Eliane Travassos, Gladis Cassapian e Larissa Oliveira também deram um show. Além de usarem vários instrumentos no final ainda colocaram todos para dançar.
Com as músicas:
11. O lado bom de ser gay;
12. Que país é este - Legião Urbana;
13. Até quando esperar - Plebe Rude;
14. O Cio da Terra - Milton Nascimento;
15. Baile dos Passarinhos - Gugu Liberato.
Clique no link abaixo cante e dance com a gente:
Após muita descontração e criatividade, pedimos para que cada grupo se colocasse a respeito das questões levantadas e/ou completassem dos demais.
A profa. Isabel retomou sobre a Construção dos Mapas Conceituais Bimestrais que por ela já conhecer como funcionava não bateu desespero em pensar que era necessário trabalhar com tudo aquilo. Sabia que era apenas um parâmetro para o planejamento e isso foi positivo para o seu trabalho. A profa. Valéria comentou que o Mapa Conceitual deu a possibilidade de construção de possibilidades, mesmo não trabalhando exatamente o que ali estava colocado, o mapa abria um leque de outras variabilidades... A profa. Eliane trouxe que usou o Mapa inclusive em suas aulas de Linguagens e Códigos incentivando os alunos a construirem seus próprios mapas na hora do estudo, a estruturarem o que já sabem. A profa. Gladis complementou ao dizer que com a construção dos Mapas Conceituais houve uma interação maior entre o Fund. I e as demais áreas, assim como os professores de Arte e Educação Física, possibilitando um circuito mais integrado que antes não existia.
Retomaram a polêmica questão sobre o Preconceito Linguístico, o teórico Marcos Bagno, a profa. Eliane traz que ao falarmos sobre esse tema falamos em relação a uma questão de classes e é importante que alertemos nossos alunos em quais ocasiões devemos usar as variantes da língua. A profa. Valéria trouxe provocações para o debate, se não dominamos a norma culta há de fato um preconceito linguístico instalado. Agora quem estabelece o que é aceito ou não? A opressão que se instala vem de que classe?
Sobre a construção da Prova de Reclassificação a partir de uma proposta interdisciplinar, os professores levantaram que brincadeiras à parte, foi importante esse momento de troca, em uma perspectiva mais ampla, foi de fato um desafio para todos. Foi um momento de parada, discussão, onde cada um se debruçou sobre sua prática... o prof. Vanderlei comentou que foi importante a devolutiva e a insistência da Coordenação Pedagógica em não aceitar a primeira versão da prova, em sentar com o grupo para discutir juntos e desafiá-los a pensar outras formas de integrar as questões a partir de um texto disparador. A profa. Gladis comentou que foi uma prova bastante equilibrada que os alunos reclassificados, de fato, estão acompanhando o módulo atual e isso foi positivo.
Retomaram nossas formações em Neurociências, primeiramente trazendo o aprofundamento teórico, depois introduzindo pouco a pouco teoria x prática, até que nossa última Reunião Pedagógica, todos puderam experienciar as mais diversas linguagens e levar consigo algo significativo, vivenciando tudo o que havíamos trazido na teoria. Comentaram que isso se faz importante no momento em que planejamos nossas aulas ao pensarmos, como nosso aluno aprende? Qual a melhor forma de chegar nesse aluno?
Falaram sobre a JEIF da experiência do barquinho, o quanto trazer essas experiências para nossas formações e consequentemente quando elas reverberam para a sala de aula como são significativas.
A profa. Larissa retomou o conto do Ônibus Rosa, que apesar de já ter ouvido a história, a forma como foi feito, de ouvirem enquanto imprimíamos nossos sentimentos na massa de biscuit foi uma mistura de sentimentos no qual pra ela foi surpreendente, e disse que quer fazer isso com seus alunos.
Por fim, o prof. Eduardo falou sobre as Saídas Pedagógicas tanto para o grupo de professores quanto para os alunos como isso se faz importante por entender que as diferentes linguagens de fato, é significativo para o aprendizado de todos. A escola acaba assumindo esse papel de apropriação dos territórios e apresentar os espaços públicos aos educandos tem sido riquíssimo para cada um.
Enfim, muito fizemos durante esse semestre em ambos os PEAs:
- Currículo: Práticas Inovadoras para a aprendizagem no CIEJA
- Um Olhar Interdisciplinar sobre a Equidade.
Mas ainda há muito por fazer... construir uma educação pública de qualidade pressupõe trabalho coletivo, aprofundamento teórico, pesquisas, compartilhamento de saberes, concepções alinhadas ao nosso PPP com vistas a possibilitarmos práticas significativas aos nossos educandos, considerando suas especificidades, respeitando suas histórias de vida, trazendo um currículo com a cara do CIEJA, interdisciplinar, inclusivo e quiçá equânime.
Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
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