Hoje tivemos uma tarde de muitas reflexões e aprendizado com a profª Vera Lúcia Benedito, pois debatemos sobre a participação da Mulher Negra em nossa Sociedade.
Vera Lucia Benedito é Professora Universitária, Pesquisadora nas áreas de Gênero, Migração e Diáspora Africana. Graduada em Letras (Português-Inglês) pelas Faculdades Associadas do Ipiranga/UNIFAI e Comunicação Social-Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Possui Mestrado e Doutorado em Sociologia/ Estados Urbanos pela Michigan State University - USA. Atualmente é professora de Ensino Superior, na área de Sociologia e Ensino Público Municipal de São Paulo na área de Língua Inglesa e tem atuado também nos seguintes temas: Equidade, Racismo, Políticas Educacionais, Ativismo Político e Exclusão. Além de ser Coordenadora do Núcleo Étnico-Racial da SME.
Como de costume, iniciamos nossa JEIF com uma Nutrição Estética para dispararmos a conversa:
"The Creation of God" por Rosales 2017 |
"Que humanos foram excluídos de se verem à imagem de Deus?"
Na obra a artista traz a criação da humanidade, inicialmente pintada por Michelangelo, no entanto, os tons de pele, gênero e história que estão sendo tratados são surpreendentemente diferentes.
Como bem retrata a matéria "o
trabalho esboça a Imago
Dei. Que tipo de imagem de Deus é a pessoa humana, se nos atrevemos
a imaginar Deus de forma diferente? Que humanos foram excluídos de se verem à
imagem de Deus? E quais novas ideias sobre Deus e que relação com ele
ganharemos se nos relacionarmos com as formas em que outros expressam sua
imagem?"
Disponível em: http://domtotal.com/noticia/1160097/2017/06/uma-artista-afro-latina-esboca-um-novo-quadro-da-criacao-de-adao-de-michelangelo/ - acesso em 17/10/2017.
Na sequência trouxemos um vídeo com a cantora Elza Soares cantando: A Carne
E discutimos o quanto a letra dessa música ainda está presente nos dias de hoje, com o genocídio da juventude negra e a naturalização da desvalorização histórica dos negros em nossa sociedade. O aluno Marcelo Thayguara e Lucas Gomes do 3B se colocaram quanto ao preconceito presente nos dias de hoje em relação ao negro.
Para enriquecer ainda mais nossa discussão, trouxemos a imortal Victoria Santa Cruz por meio do poema:
Gritaram-me Negra!
Como fechamento do nosso Plano de Metas, cujo atividade era o de termos uma palestra sobre A Mulher - e sua participação social, buscamos trazer palestrantes gabaritadas para falar sobre gênero, enriquecendo o trabalho desenvolvido nesse semestre sobre o empoderamento da mulheres. Sendo um tema bastante amplo e com uma infinidade de assuntos a serem debatidos, acreditamos ser de fundamental importância trazermos para o debate as Mulheres Negras em nossa Sociedade.
A prorª Vera Lúcia Benedito iniciou sua fala apresentando imagens do Continente Africano e suas belezas e riquezas.
Trouxe fatos históricos que abordam as diferentes fases da sociedade brasileira e a presença marcante dos negros para a constituição de nossa história. Influências, qualificações, atuações em diversas áreas, inclusive no campo educacional e como isso foi sendo apagado da história, fazendo valer apenas aspectos negativos, tudo em nome da ideia de uma eugenia que surgiu no século XIX. A ideia geral, apoiada pela elite e pelos intelectuais da época era da superioridade dos brancos sobre outras raças.
A profª Vera trouxe questionamentos nos fazendo refletir ainda mais sobre o nosso papel quanto educadores, como ela bem abordou, por que a escola permanece tratando apenas a escravização dos negros se há uma infinidade de temas sobre a história e a cultura que precisam e devem ser abordados?
Fica aqui a provocação e nosso compromisso de pesquisarmos e estudarmos ainda mais para abordarmos esse tema em nossas aulas.
Durante todo o momento de sua palestra houve interação com os presentes: educadores do CIEJA Santana/ Tucuruvi, alunos, estagiárias, educadores do CIEJA Vila Maria/ Vila Guilherme e palestrante.
Ao final, a professora abriu espaço para questionamentos e colações dos presentes. Encerrou o encontro com a leitura de um trecho do Livro: "Olhos d´água" da autora Conceição Evaristo.
Como bem registramos no convite, foi um privilégio recebermos a profª Vera Lúcia Benedito em nosso CIEJA, o nosso muito obrigada!!!
Por: Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
e Equipe Gestora
Nenhum comentário:
Postar um comentário