Nos dias 03 e 04 de Agosto os muros do CIEJA Santana/ Tucuruvi receberam um banho de expressão artística e cultural por meio do grafite.
Primeiramente buscamos com os próprios alunos se alguns deles eram grafiteiros ou se os mesmos conheciam artistas que pudessem fazer esse trabalho. Após algumas conversas chegaram até nós o contato do projeto NOVA ESCOLA que surgiu em 2012 através da formação do coletivo Caixa Preta, por 3 grafiteiros de São Paulo, com objetivo de revitalizar a faixada de escolas municipais e estaduais, levar uma programação cultural aos alunos, transformar a escola em uma grande galeria de arte urbana a céu aberto.
Em um contato inicial com os grafiteiros Lucas e Caio falamos sobre a diversidade do CIEJA, sobre a importância de expressarem por meio de sua arte esse universo que compõe a EJA: jovens, adultos e idosos, pessoas com e sem deficiência, sujeitos históricos que representam uma sociedade com seus saberes e o que lhes foi negado e a importância da educação nesse processo.
Lucas e Caio realizaram uma conversa com os alunos, esclarecendo a diferença entre pichação e grafite suas vertentes e o valor da preservação da arte. Além de ouvirem um pouco o que os alunos conheciam sobre esse universo, suas experiências, preconceitos e ficaram abertos a sugestões de quais temas a turma gostaria de ver representado nos muros da escola.
Foram mais de 20 artistas que transformaram os muros do CIEJA num importante veículo de comunicação urbano, transmitindo mensagens de cunho político, social, humanitário mas sobretudo de caráter artístico.
Assim, quem quiser dar uma conferida na arte por meio do grafite, basta dar uma passada em frente ao CIEJA Santana/ Tucuruvi, venha apreciar, fotografar e refletir sobre essa grande galeria a céu aberto, pois a arte não está disponível apenas dentro dos museus ou dos centros culturais, mas também nas ruas de nossa cidade e nesse caso nos muros da nossa escola.
Ao final desse post segue os contatos dos artistas que participaram desse projeto, se desejarem siga-os pelo Instagram.
por Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
e Equipe Gestora do CIEJA
Binho Ribeiro - @binho3m
Waleska Nomura - @waleskanomura
Kaká - @kakamartins23
Caio Bless - @caio.bless
Bizzar - @bizzar.scl
Renato Thatha - @thatha_grafites
Mike - @mk_Dog_art
Joks - @Joks
Vitor - @Vitones
Igor - @Igorcanecas
Rodrigo - @Locones
Eduardo Spiders - @sinforoso
John Cordoba - @tamojunto_ateofim
Cléo - @cleotamojunto
Anderson Pest - @pestgrafites
Mena - @Mena.011
Brigadeiro - @danillobrg
Yuri - @bonecrew
Dng - @chocosdng
Nenhum comentário:
Postar um comentário