Avaliar é preciso... mas há inúmeras formas de se fazer isso. E porque não o fazermos de forma lúdica?
Quando os professores adentraram a sala de JEIF se depararam com um grande jogo de tabuleiro no chão. Mas não era um jogo qualquer e sim um especialíssimo, pois ele contemplava todo um semestre de trabalho envolvendo ambos os PEAs:
A leitura do QRCode, encaminhava para a página do nosso blog que dizia que o sinal analógico seria desligado dentro de instantes:
4
3
2
1
E convidávamos educadoras e educadores do CIEJA a mergulharmos com a gente na era digital. Além disso dávamos a informação -
Você está na Avaliação dos Peas:
“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o
adulto fruem sua liberdade de criação.”
D.W. Winnicott
Quando os professores adentraram a sala de JEIF se depararam com um grande jogo de tabuleiro no chão. Mas não era um jogo qualquer e sim um especialíssimo, pois ele contemplava todo um semestre de trabalho envolvendo ambos os PEAs:
- "Currículo: práticas inovadoras para aprendizagem no CIEJA" e
- "EJA Diversidade e Projetos em Continuidade"
Para darmos início ao jogo os professores tinham que usar o celular, utilizando o programa QRCode.
Tente você também e veja o que acontece!!!A leitura do QRCode, encaminhava para a página do nosso blog que dizia que o sinal analógico seria desligado dentro de instantes:
4
3
2
1
E convidávamos educadoras e educadores do CIEJA a mergulharmos com a gente na era digital. Além disso dávamos a informação -
Você está na Avaliação dos Peas:
- "Currículo: Práticas Inovadoras para Aprendizagem no CIEJA" e
- "EJA Diversidade e Projetos em Continuidade".
Por fim, havia a seguinte consigna - para iniciar a avaliação jogue o:
Mas todo jogo de tabuleiro possui suas peças não é verdade?! Então, convidamos os professores em duplas a criarem suas próprias peças. Deram um show de arte e criatividade!
Rememoramos o trabalho de todo um semestre por meio de imagens, fragmentos de textos, nutrições estéticas, tudo o que foi debatido nos PEAs aparecia ali de alguma forma e a dupla que caia nas "casas" do jogo tinha que falar um pouco como foi a discussão ou quais foram os encaminhamentos quando o assunto fora tratado. O interessante é que pra além das duplas, todos participaram, todo o grupo queria falar e contribuir de alguma forma, relembrando o que vivemos ou dando um feedback de como aquilo reverberou em sua prática em sala de aula.
Para além dos textos e imagens de filmes, também trouxemos algumas brincadeiras para deixarmos o jogo mais divertido que tinham a ver com a nossa realidade, como por exemplo:
Uma professora havia perdido a voz há algumas semanas, portanto colocamos:
Final de semestre os prazos ficam complicados para a maioria, mas sabemos que fazem parte de nossa rotina, desse modo uma das casas dizia:
Ou para aqueles que entregam as coisas antes ou dentro do prazo:
No mês de Julho os professores pensam em
R E C E S S O! Pois bem:
Walter Benjamin fala da importância do brincar e que através da brincadeira a criança ressignifica o mundo.
Para nós, avaliar os PEAs de forma lúdica é qualificar o que vivemos, aprendemos, compartilhando por meio de nossas memórias, nossos saberes, nossas especificidades de forma que ressignifiquemos experiências e que estas reverberem em nossas práticas pedagógicas.
Viviane Moreiras
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário